Sólido é o que tem comprimento; largura e profundidade.
II
Os termos do sólido são superfícies.
III
Uma linha reta é perpendicular a um plano, quando faz ângulos retos com todas as retas que a tocam, existentes no mesmo plano.
IV
Um plano é perpendicular a outro plano, quando as linhas retas, que em um dos planos, qual quisermos, se conduzem perpendicularmente à seção comum dos mesmos planos, ficam sendo perpendiculares também ao outro plano.
V
A inclinação de uma linha reta sobre um plano é um ângulo agudo formado pela mesma reta e por outra existente no plano entre a dita reta e a perpendicular, que de qualquer ponto da reta inclinada cai sobre o mesmo plano.
VI
A inclinação de um plano sobre outro plano é um ângulo agudo feito por duas linhas retas existentes uma em um plano, e outra no outro, as quais conduzidas por um mesmo ponto, ficam sendo perpendiculares à seção
comum dos ditos planos.
VII
Dois planos se dizem semelhantemente inclinados a respeito de outros dois, quando os ângulos das inclinações são iguais.
VIII
Planos paralelos são aqueles que, produzidos como qual que quisermos, nunca concorrem para parte alguma.
IX
Ângulo sólido é um ângulo formado por mais de dois ângulos planos não existentes no mesmo plano, e os quais todos têm o mesmo vértice comum.
XI
As figuras sólidas semelhantes são aquelas, que têm iguais os ângulos sólidos correspondentes, como também semelhantes entre si, e em número igual os planos que se correspondem.
XII
Pirâmide é uma figura sólida formada por diferentes planos, os quais todos, saindo de um mesmo plano, se terminam em um mesmo ponto.
XIII
Prisma é uma figura sólida compreendida por vários planos, entre os quais dois, que ficam opostos, são iguais, semelhantes e paralelos; os outros todos são paralelogramos.
XlV
Esfera é uma figura sólida descrita pela revolução inteira de um semicírculo ao redor do seu diâmetro, que se considera como imóvel.
XV
Eixo da esfera é aquele diâmetro ao redor do qual o semicírculo faz a sua revolução.
XVI
Centro da esfera é o mesmo centro do semicírculo.
XVII
Diâmetro da esfera se chama qualquer linha reta, que passa pelo centro da esfera, e se termina de uma e outra parte na superfície da mesma esfera.
XVIII
Pirâmide cônica é uma figura sólida, que fica formada pela revolução inteira de um triângulo retângulo ao redor de um lado daqueles, que compreendem o ângulo reto. E este lado se deve considerar como imóvel no tempo de uma revolução inteira do triângulo.
XIX
Eixo da pirâmide cônica é aquele lado considerado como imóvel, ao redor do qual gira o triângulo.
XX
Base da pirâmide cônica é o círculo descrito pelo outro lado, que pertence ao ângulo reto, e que faz uma revolução inteira juntamente com o triângulo.
XXI
Cilindro é uma figura sólida formada pela revolução de um paralelogramo retângulo ao redor de qualquer lado, que se deve considerar como imóvel.
XXII
Eixo do cilindro é aquele lado fixo, ao redor do qual o paralelogramo faz uma revolução inteira.
XXIII
Bases do cilindro são os dois círculos descritos pelos lados opostos do paralelogramo, que giram justamente com o mesmo paralelogramo.
XXIV
Tanto as pirâmides cônicas como os cilindros se dizem semelhantes, quando os eixos, e os, diâmetros das bases são proporcionais entre si.
XXV
Cubo é uma figura sólida compreendida por seis quadrados iguais.
XXVI
Tetraedro é uma figura sólida formada por quatro triângulos iguais entre si, e equiláteros.
XXVII
Octaedro é uma figura sólida compreendida por oito triângulos iguais entre si, e equiláteros.
XXVIII
Dodecaedro é uma figura sólida formada por doze pentágonos iguais entre si, equiláteros, e equiângulos.
XXIX
Icosaedro é uma figura sólida formada por vinte triângulos iguais entre si, e equiláteros.
Def. A.
Sólido paralelepípedo é uma figura sólida compreendida por seis figuras quadrilateras, das quais cada duas opostas são paralelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário