quinta-feira, 13 de novembro de 2014

REVISÃO: Equação do 1º grau

APLICAÇÃO DA EQUAÇÃO DO 1º GRAU, COMO FUNÇÃO
Um automóvel percorre certa distância com velocidade constante de 60 km/h.
a) Escreva a lei da função que relaciona a distância (y) com o tempo (x) do percurso.

b) Determine quantos quilômetros o automóvel percorreu depois de 3,5 horas.


EQUAÇÃO
Forma geral
     É uma sentença matemática expressa por uma igualdade em que há pelo menos uma letra que representa um número desconhecido, chamada incógnita.
     Resolver uma equação é encontrar o valor desconhecido da incógnita, ou seja, obter a solução ou raiz da equação.

    Para resolvermos uma equação do 1º grau à uma incógnita, usualmente separamos os elementos variáveis (letras), dos elementos contantes (números), através do sinal de igualdade. Como por exemplo: 
    Dada a expressão algébrica 3x + 5 = x + 15 : no lado esquerdo da igualdade "colocamos" os elementos variáveis e no lado direito os números, logo a expressão dada ficaria assim:
                                           3x - x = 15 - 5  : observe que ao mudarmos de posição os elementos variáveis e os contantes, invertemos os sinais, isto é, invertemos às operações. Logo após, fazemos as operações elementares:      2x = 10 : observe que no lado esquerdo da igualdade reduzimos os termos semelhantes e no lado direito, efetuamos a operação de subtração.
Prosseguindo, pois ainda não encontramos o valor desconhecido da incógnita, temos que 2 multiplica x, então: isolamos a incógnita x no lado esquerdo da igualdade, e o número dois que estava multiplicando, "passa" para o lado direito como divisor do número 10, ficando assim:

Logo, o valor desconhecido para x é 5.



     RESOLVENDO EQUAÇÕES PELOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO
     Exemplo


          Ao adicionarmos ou subtraímos um mesmo número nos dois membros de uma equação, a igualdade não se altera. Esse é o princípio aditivo da igualdade.
De maneira semelhante, ao multiplicarmos ou dividirmos os dois membros de uma equação por um mesmo número diferente de zero, a igualdade também não se altera. Esse é o princípio multiplicativo da igualdade.

Você pode ir para:

VOLTAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário