quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O ensino da geometria

  Olhando ao redor, encontramos inúmeras formas. Algumas são obras da natureza, outras foram criadas pelo homem, muitos dos objetos que hoje utilizamos, foram observados e estudados por homens, inspirando-os a construí-los.
Arquiteto, engenheiro e outros profissionais conseguem criar formas bonitas e com tantas aplicações na vida diária, utilizando a Geometria.
    Na Geometria, as formas são idealizadas, perfeitas. O conhecimento geométrico é aplicado na construção do mundo real, e para que venhamos a entender essas formas criadas pela natureza e pelo homem, devemos estudar e conhecer os elementos com os quais podemos construí-las.
A aprendizagem de geometria propicia “[...]o desenvolvimento de um certo tipo de pensamento lógico, organizado, estruturado e sistemático que auxilia na resolução de problemas dos mais diversos tipos.” (GARCIA, 2005.)
   Segundo, Marly Menezes Gonçalves (2011): "O desenvolvimento do raciocínio espacial por meio do uso das propriedades métricas, dos elementos formais e do pensamento lógico, transmitidos pela Matemática, faz parte da característica fundamental do ensino da Geometria que tem como objetivo o incremento da capacidade de observação, de assimilação e de compreensão do espaço e dos objetos tridimensionais. Visando ampliar a habilidade necessária à visualização prévia do espaço e dos objetos a serem criados, bem como a compreensão do ato de representar graficamente o pensamento visual de forma sistêmica, os conteúdos relacionados à disciplina de Geometria capacitam o estudante no desenvolvimento das suas capacidades intelectuais para o estudo do espaço."

Entendido isso, a seguir algumas imagens de aplicações da geometria em nosso cotidiano.




(Imagens Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário