Construção de uma caixa de papel sem tampa em forma de paralelepípedo reto retângulo, à fim de explorar os conceitos de variáveis, pontos de máximos e de mínimos, domínio, imagem de funções e volumes de sólidos. Ainda pelo intermédio dessa construção, podemos representar função no formato de tabelas e de gráficos no plano cartesiano.
Discussão sobre o maior volume que caixa poderá assumir, assim elencando o conceito de domínio e imagem, pelo viés de pontos de máximos e de mínimos.
Construção da caixa
Usaremos uma folha retangular com as dimensões, de 20 cm de comprimento por 22 cm de largura, para tal atividade, como no exemplo à seguir:
Observe que você deverá cortar os quadradinhos, para obter os lados da caixa, assim obtendo altura dessa. |
Complete a tabela
Altura
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Comprimento
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Largura
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Volume
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Construa outra caixa, mas com uma altura diferente, e complete a tabela à seguir:
Altura
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Comprimento
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Largura
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Volume
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Observe que à altura depende da medida do quadradinho cortado.
Agora reflita e responda:
1) Como você fez para alterar a altura da caixa?
2) Além da altura houveram outras modificações na caixa?
3) Qual a maior altura que a caixa pode assumir?
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